ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Tulsi E A Cruz, O
Desconto
18.80 €
15.04 €
Titulo:

TULSI E A CRUZ, O

Editora:
ISBN:
Tema:

O tulsi identifica a casa e o culto hindus, a cruz a casa e o culto católicos. O tulsi e a cruz interceptaram-se sempre em Goa, um facto sugerido, em termos visuais, pela iconografia de divindades hindus e católicas por todo o estado e pela arquitectura civil e religiosa. Apesar das especificidades decorrentes da longa presença colonial portuguesa, Goa é uma parte intrínseca da Índia onde, como em nenhum outro contexto, duas culturas diferentes e aparentemente incompatíveis se caldearam para tecer uma civilização complexa e única.

«Este livro resulta de um trabalho de campo de longa duração em Goa. Ele constitui uma ruptura com a perspectiva dominante nas ciências sociais portuguesas, a que em tempos chamei "lusocêntrica". Com efeito, a pesquisa existente, essencialmente histórica, tende a considerar Goa como católica, lusófona e moldada por referências culturais portuguesas. Esta perspectiva, marcada por uma tendência nacionalista, produziu um silogismo recorrente: a ideia de que a Índia é Goa, Damão e Diu, apesar de constituírem apenas uma pequena parte do amplo tecido cultural indiano. A inexistência de uma investigação etnográfica sistemática favoreceu a reiteração de estereótipos que ignoraram que Goa é dominantemente hindu e que o hinduísmo goês se inscreve num pano de fundo indiano mais vasto, anterior ao domínio português no território e subsequente ao seu fim. Esta indianidade existiu em Goa, ao longo dos séculos, uniu hindus e católicos no projecto de uma Goa não portuguesa e, após a integração de Goa na Índia, na defesa, por alguns católicos, do concani como a língua do estado.»
Da Introdução


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 23 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.