ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Ilusao Neoliberal, A
Desconto
16.96 €
13.57 €
Titulo:

ILUSAO NEOLIBERAL, A

Autor:
Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

O mundo está em plena mutação. Com o computador e a sua instalação em linha, factor imaterial – a informação – ocupa lugar da energia como motor do desenvolvimento.
Um novo tipo de economia está a nascer e vai modificar as nossas relações com o tempo, o espaço, a sociedade…
E, no entanto, os nossos «responsáveis políticos» continuam a pensar e a dirigir segundo conceitos já ultrapassados.
Continuam a acreditar na irreversibilidade e na universalidade de um sistema que pretende ser liberal. Cada um deles, seja de direita ou de esquerda, aplica as mesmas receitas: desregulamentação, submissão às leis do mercado, produtivismo desenfreado. Sim, durante algum tempo, a Bolsa reluzia, o crescimento recomeçava, o desemprego parecia recuar!
Um quadro idílico? Não, a árvore que escondia a floresta.
Isso porque o sistema produz efeitos terríveis que podem tornar-se irreparáveis: aproximados no tempo e no espaço, os homens estão cada vez mais afastados por desigualdades crescentes; a substituição do trabalho pela máquina gera a precariedade, a pauperização e a exclusão social; a natureza degrada-se; as catástrofes naturais multiplicam-se. Tudo, até a própria vida, se transforma em mercadoria.
O que é que a tal mutação pões em causa? De que modo é que o computador constitui uma revolução cultural ainda mais importante do que a da máquina a vapor? Por que razão, assim, se deve pensar e agir de outra maneira? Por que é que se tornou urgente inverter a postura liberal, voltando a colocar o homem e ávida no coração de toda a actividade económica? Neste ensaio verdadeiramente magistral, o Prof. René Passet analisa e dá-nos a conhecer, de modo notável, a mutação operada nas nossas sociedades e nas suas ramificações económicas, sociais, ambientais e humanas. Mas não se trata apenas de uma obra de base, este é também um livro de combate: um livro que demonstra como é possível construir uma outra sociedade.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 27 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.