ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Sociologia Das Elites
Desconto
18.02 €
14.42 €
Titulo:

SOCIOLOGIA DAS ELITES

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

A igualdade tornou-se um valor dominante. Daí uma enorme reticência se expandiu acerca da noção de elite, muitas vezes considerada simples para-vento de privilégios indevidos. No entanto a existência, em todas as sociedades, de minorias que se distinguem «por cima» justifica o desenvolvimento de uma sociologia das elites, sem preconceitos nem prejuízos, que se destine a suscitar reflexões e tomadas de posição apenas ideológicas. Uma elite define-se por uma forma de excelência ou apenas pela preeminência de facto? As elites fundamentam-se pelo poder, pela riqueza ou pela notoriedade? As elites têm um sentimento de conivência, por forma a poderem formar verdadeiras classes políticas? Dando continuidade às investigações de Giovanni Busino; retomando as análises de Pareto, Mosca e Michels; referindo a teoria das dominantes de Bourdieu; interpelando Mills ou Poulantzas, o autor retorna à problemática central do seu propósito, a da suposta heterogeneidade das elites.
Trata-se, seguramente, de uma obra fundamental, destinada aos estudantes de sociologia e de ciência política, aos docentes e investigadores de ciências sociais, bem como a todos aqueles que decidam levar a cabo uma reflexão informada sobre as crescentes tensões entre uma crescente exigência de democracia e o papel efetivo, cada vez mais afirmado, das elites sempre mais diversificadas na sua natureza e modalidades de influência.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 19 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.