ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Islao Na Europa, O
Desconto
19.68 €
15.74 €
Titulo:

ISLAO NA EUROPA, O

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

A Europa é hoje "terra do Islão" devido à presença de cerca de 15-20 milhões de Muçulmanos na Europa Ocidental. Quando os imigrantes muçulmanos chegaram à Europa, eram vistos como parte de um fenómeno temporário e passageiro. Não se imaginava que o Islão viesse a tornar-se parte integrante da paisagem cultural e religiosas e que os Muçulmanos reclamassem um lugar legítimo no espaço europeu.
Nos anos 70, tornou-se claro que a integração política e religiosa das comunidades muçulmanas não decorreria nos moldes do modelo secular da Europa ocidental. Nos anos 80, o aumento demográfico das populações muçulmanas e o desenvolvimento de organizações muçulmanas, especialmente a construção de mesquitas - a parte mais visível dessa presença - fizeram com que os Europeus tomassem consciência que o Islão tinha vindo para ficar. A crescente afirmação cultural destas comunidades, aliada a uma incapacidade ou relutância de assimilarem a cultura ocidental dominante, alimentam os receios dos Europeus que temem a perda da homogeneidade étnica e cultural.
A Europa desempenha um papel fundamental como lugar de criação de ideias que estão a redefinir o panorama ideológico do mundo muçulmano. Surgiu uma inteligência muçulmana que exige o reconhecimento público da sua presença e dos seus direitos. Estas comunidades estão no centro do debate sobre o papel político do Islão na sociedade contemporânea.
Há compatibilidade entre os valores islâmicos e os princípios seculares de organização da sociedade ocidental? O Islão deve forçosamente ser "político"? O futuro do Islão passa pelo domínio dos fundamentalistas? Para os Muçulmanos é admissível a existência e a vivência num Estado secular? Tratam-se de questões que só o futuro poderá dar resposta. O problema coloca-se desde logo demograficamente: daqui a 30 anos, 20% da população europeia será muçulmana.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 20 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.