ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Grande Incendio Do Chiado, O
Desconto
18.00 €
14.40 €
Titulo:

GRANDE INCENDIO DO CHIADO, O

Editora:
ISBN:
Tema:

«Era um dia luminoso de Verão e de céu muito azul. Mas Lisboa acordara, a 25 de agosto de 1988, com o fogo e o fumo a asfixiarem o Chiado. O vento alastrava, com intensidade crescente, chispas, faíscas e centelhas de fogo que se acumulavam na Baixa, noutras áreas da cidade, atravessavam o Tejo e chegavam ate longe. Os Armazéns Grandela e os do Chiado ficaram rapidamente destruídos. O incendio foi considerado circunscrito cerca das nove horas da manha. Os trabalhos de rescaldo prolongaram-se Ate 5 de setembro.

Durante alguns anos, o Chiado ostentou o cenário macabro de prédios devorados pelas chamas. A medida que se foram removendo os escombros e se concluíram as obras, passou a registar-se uma surpreendente animação. O Chiado adquiriu um novo folego. O público regressou aos teatros, o comercio modernizou-se. As pessoas voltaram a residir no Chiado. A literatura, a arte, a musica, o teatro, a moda, a gastronomia voltaram a irradiar. Gente de todo o mundo, mal chega a Lisboa, desloca-se ao Chiado: aos novos cafés, aos novos restaurantes, aos novos hotéis e as novas esplanadas.

As imagens selecionadas e publicadas neste livro, da autoria de Rui Ochoa, Alfredo Cunha, Fernando Ricardo e Jose Carlos Pratas, obtidas muitas vezes em situações de alto risco, constituem a grande reportagem da tragedia de 25 de agosto de 1988. Documentam a amplitude do incendio e as horas de inquietação que se viveram. Todavia, além do registo factual, também evidenciam quatro notáveis fotógrafos, com modos distintos de olhar e de sentir a realidade.»

António Valdemar, do Prefácio


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 23 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.