ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Evolucao Conceitos E Debates
Desconto
18.53 €
14.82 €
Titulo:

EVOLUCAO CONCEITOS E DEBATES

Autor:
Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

Quais as principais formas de multiplicação das espécies e os mecanismos envolvidos? A evolução é sempre bifurcante, uma espécie originando duas, ou processos como a hibridação, transmissão genética horizontal e simbiogénese desempenham um papel significativo? A evolução é sempre lenta e gradual, ou existem momentos de estabilidade seguidos de evolução rápida e radical? Qual a importância relativa do mecanismo da selecção natural versus mecanismos de evolução aleatória ou condicionada por constrangimentos genéticos, ontogenéticos e outros, isto é, qual a prevalência da adaptação?
Estes debates persistem na moderna Biologia Evolutiva, muito embora se travem sob a aceitação generalizada da evolução das espécies como um facto. Com a publicação da sua obra maior, A Origem das Espécies, Darwin revolucionou a biologia e a nossa maneira de pensar o mundo orgânico, sendo certo que as diferentes ideias e perspectivas que ao longo dos últimos 150 anos têm sido sugeridas mais não fazem que aperfeiçoar e expandir os alicerces que o pai fundador do evolucionismo construiu, desenvolvendo uma teoria evolutiva plural e multiforme.
Neste livro encontramos diferentes contributos ― de autores estrangeiros, traduzidos pela primeira vez em Portugal, e de cientistas portugueses ― que descrevem alguns dos debates em curso e que tentam esboçar a estrutura de uma teoria evolutiva expandida.

Os livros da série «Fundamentos e Desafios do Evolucionismo», que a colecção «Esfera das Ciências» em boa hora decidiu acolher, querem contribuir para a clarificação e difusão do conhecimento sobre a evolução biológica, situando a análise das diversas questões que ela suscita no território que lhe é próprio: o da ciência e da filosofia da ciência.


Newsletter
As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 16 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.