ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Codigo Secreto, O
Desconto
17.67 €
14.14 €
Titulo:

CODIGO SECRETO, O

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

O que têm em comum a pelagem dos tigres e os supercondutores de altas temperaturas? O que é um solitão? Porque é que alguns cristais de gelo são fractais aleatórios? O Universo já coube num grão de areia? A dinâmica do sistema solar é regular ou caótica? Porque é um mistério a forma das proteínas? E de que «tamanho» é o mundo?

Este livro discute, numa linguagem acessível mas rigorosa, as respostas a estas questões, dando ênfase ao que, na sua diversidade, elas têm em comum. Por um lado, a procura dos mecanismos responsáveis pela formação dos padrões da natureza e o inesperado papel da desordem na emergência de padrões complexos. Por outro, a importância da Física na recente actividade interdisciplinar que levou esta procura para além do seu âmbito tradicional, aos sistemas biológicos e sociais.

O conjunto de temas do livro constitui o programa de uma nova disciplina da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), criada em moldes inovadores, baseada num ciclo de palestras dirigidas a todos os entusiastas da ciência. A equipa reunida à volta deste projecto - Augusto Barroso, Patrícia Faísca, Pedro Ferreira, Margarida Telo da Gama, Vladimir Konotop, José Pedro Mimoso, Ana Nunes, Jorge Pacheco - é formada por membros do Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC), uma unidade de investigação da FCUL. O CFTC está envolvido em vários projectos interdisciplinares assentes na simulação de sistemas complexos e tem também um projecto de divulgação científica no qual esta iniciativa se insere.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 23 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.