ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Ciencia E A Magia Em Harry Potter, A
Desconto
5.00 €
4.00 €
Titulo:

CIENCIA E A MAGIA EM HARRY POTTER, A

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

Partindo de um livro para crianças, Highfield escreve um livro que todos os adultos vão querer ler.

Alimentado pelo entusiasmo de Highfield a respeito do extraordinário, A Ciência e a Magia em Harry Potter é uma recolha divertidamente indirecta sobre a ciência moderna.
Os livros de Harry Potter transpiram magia e situações mágicas, onde tudo pode ser solucionado pelo bem manejar de uma varinha mágica, pela poção milagrosa que tudo cura, ou por uma lengalenga que tudo afasta e tudo transforma. Vive também de vassouras voadoras, de chapéus que lê mentes, de telegramas que gritam, de criaturas míticas e de fantasmas. Tudo isto é ficção inventada por JK Rowling. Será que na vida real algumas destas situações mágicas poderão ter explicação? A ficção de Harry Potter poderá ter algum paralelo com a vida real? Highfield pega em situações de magia das histórias de Harry Potter e tenta encontrar uma explicação viável recorrendo à química ou à física. Highfield consegue encontrar paralelos na vida real para o Chapéu Falante, que lê as mentes, ou encontrar forma para uma vassoura voar. São apenas dois exemplos dos muitos que Highfield desconstrói ao longo do livro.
Highfield pergunta a mais de 100 cientistas sobre de que forma a ciência pode ajudar a magia de Potter: física e feitiçaria, alquimia e química, e o estudo de criaturas mágicas e a tradicional zoologia. A secção sobre o voo explica como se pode levitar magneticamente. Na segunda parte do livro, Highfield, dá atenção aos mitos e lendas, desmistificando os caminhos que a história da magia e a ciência desenvolveram juntas.

Excerto:

Adoro os livros de Harry Potter, mas talvez por outras razões que não as vossas. Para mim, cada encantamento, feitiço, maldição ou qualquer outro acto de bruxaria presente na fantástica criação de J. K. Rowling parece-me lançar um desafio à ciência moderna. Será que os biólogos não ficariam desconcertados com a explosão "puf" de um Skrewt? (...) Feijões com todos os sabores imagináveis? Parece bastante improvável, tal como vassouras voadoras, os milhares de velas que pairam em Hogwarts e o Ford Anglia de Weasley que desafia a gravidade. De certeza que este tipo de magia não pode ser articulado com as leis racionais da ciência?

(...) O mundo mágico de Harry pode ajudar a esclarecer a ciência, em vez de a minar, lançando uma luz fascinante sobre algumas das questões mais interessantes com as quais hoje em dia se debatem os investigadores. De forma semelhante, aquilo que aprendemos com a pesquisa científica em várias áreas pode ajudar a explicar vários fenómenos extraordinários e aparentemente mágicos.

O autor, Roger Highfield (da Introdução)

Críticas de imprensa:

"Alimentado pelo entusiasmo de Highfield a respeito do extraordinário, A Ciência e a Magia em Harry Potter é uma recolha divertidamente indirecta sobre a ciência moderna."
The New York Times Book Review

"Abrangente... Esclarece-nos não só o reino mágico de Harry Potter, como também a magia que tem lugar nos laboratórios e salas de aula do nosso próprio mundo." Science News

"Highfield entrevistou os melhores Muggles cientistas com o intuito de identificar explicações para tudo o que vai do Espelho dos Invisíveis ao Manto da Invisibilidade... Uma excelente introdução a uma enorme variedade de questões."
Simon, Singh, The Observer


Newsletter
As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 19 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.