ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Arquitecturas Vol57
Desconto
6.00 €
4.80 €
Titulo:

ARQUITECTURAS VOL57

Autor:
ISBN:

DESTAQUE 1 – Congresso APAP – Guias vão orientar planeamento municipal para paisagens de qualidade


Na elaboração de PDM, PU ou PP, os municípios vão poder agora seguir indicações para assegurar uma correcta integração da paisagem. A Convenção Europeia da Paisagem vai também ficar mais democrática – está em elaboração um sistema que colocará online as políticas dos vários países, permitindo a sua discussão, mas também a sua monitorização.


DESTAQUE 2 – Em Fevereiro, a UrbaVerde vai ser o fórum da sustentabilidade urbana

Marque na sua agenda: de 23 a 25 de Fevereiro, a 7.ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis volta ao Centro de Congressos do Estoril, para uma edição centrada na sustentabilidade. Exposição, programas formativos, prémios para arquitectos paisagistas e designers vão fazer destes três dias cheios para pensar o espaço urbano.

EDITORIAL – João Pedro Costa – Arco Ribeirinho Sul, pequenos passos para gerir o contra-ciclo

“A provação do plano de urbanização não deixará de ser mais um tiro de partida para este projecto relevante, mas, sem investimento público, numa economia descapitalizada e em contra-ciclo, só resta fazer o que é possível para o manter vivo: dar pequenos passos até que, quem sabe, se nos soubermos reinventar, algum dia antes de 2030, um novo ciclo económico emirja”


ENTREVISTA – João Cabral – “É impossível fazer a avaliação das políticas de ordenamento do território”

Foi previsto há 12 anos, mas Portugal continua sem ter um Observatório do Ordenamento do Território e do Urbanismo. Esta é uma das ferramentas de avaliação em falta e que a Ad Urbem quis levar para a mesa de debate do Teatro Rivoli, no Porto, no final de Novembro. Antes deste encontro anual, sob o mote “Avaliação das Políticas de Ordenamento do Território e do Urbanismo”, o jornal arquitecturas sentou-se à conversa com João Cabral, membro da comissão organizadora do evento.


AUTARQUIA – Castro Verde – Diversificação económica

Em Castro Verde moram espécies raras, como a abetarda, e as práticas agrícolas continuam a ser o suporte de uma identidade paisagística vincada. Para a autarquia, à preservação deve juntar-se o dinamismo económico e o turismo e a indústria ligeira oferecem potencial.


ATELIER – Laura Costa – Projectos desenhados pela paisagem

Desde que atravessou pela primeira vez as portas do Instituto Superior de Agronomia e se sentou para a primeira aula do curso de Arquitectura Paisagista, Laura Roldão Costa sabia que iria trabalhar em atelier. Foi por isso com naturalidade que em 1988, recém-formada, rumou ao Porto com um conjunto de colegas (Paulo Farinha Marques, Teresa Portela Marques e Dulce Gonçalves) e fundou a Aparte – Consultores de Arquitectura Paisagista.


PROJECTO ESPAÇO PÚBLICO – Museu do Barrocal – As cores restauradas de um Algarve interior

Álvaro Siza Vieira assina o projecto do Museu do Barrocal de Paderne, no interior do concelho de Albufeira, e mostra como a arquitectura contemporânea pode surgir em harmonia com o restauro do património arquitectónico mais tradicional. O estudo prévio foi agora apresentado.


Newsletter
As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 20 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.