ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Treino Da Tomada De Decisao Do Arbitro De Futebol, O
Desconto
18.50 €
14.80 €
Titulo:

TREINO DA TOMADA DE DECISAO DO ARBITRO DE FUTEBOL, O

ISBN:

Esta investigação estudou o treino da tomada de decisão do árbitro de futebol. A análise começou pela identificação e organização sistemática das situações críticas para a intervenção do árbitro que ocorrem num jogo de futebol, de modo a que os elementos identificativos referentes a cada situação estivessem discriminados o mais detalhadamente possível. Esta análise tomou a forma de uma tabela que foi sujeita a uma validação efetuada por cinco peritos em ciências do desporto, futebol e arbitragem. Seguidamente procurou-se identificar a frequência de ocorrência, bem como a importância para o resultado do jogo, das situações críticas validadas em 30 jogos do campeonato nacional da 1.ª Liga Portuguesa. Posto isto, passou-se à conceção de exercícios de treino que pudessem intervir nas situações críticas levantadas, em concordância com os princípios teóricos que explicam a tomada de decisão do árbitro. Um dos aspetos metodológicos que caracterizou esta conceção foi a representatividade dos exercícios, para o comportamento em jogo. Neste sentido, foi elaborada uma bateria de exercícios para treino da tomada de decisão no terreno de jogo, de modo a que os árbitros e árbitros assistentes fossem colocados perante as mesmas condições que ocorrem no jogo. Os exercícios elaborados foram posteriormente ministrados no Centro de Treino de Lisboa da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aos árbitros e árbitros assistentes da 1.ª categoria nacional, sendo depois submetidos a uma apreciação por parte desses árbitros através de um questionário.
Os resultados do questionário indicaram que a exequibilidade, a satisfação, a eficácia e pertinência dos exercícios, de uma maneira geral, eram elevadas. Através do questionamento verbal, a opinião generalizada dos árbitros indicou que se estava a dar ao treino um novo sentido, ou seja, deixou-se um paradigma onde o treino da arbitragem assentava no treino da condição física, no visionamento de vídeos e no estudo teórico das leis de jogo, para um novo paradigma de treino onde a tomada de decisão, que normalmente só estava presente na arbitragem dos jogos, passa a ser treinada para além da competição. Esta bateria de exercícios, no treino semanal, permite que o árbitro decida em lances e situações que ocorrem no jogo, durante o treino e fora da competição, tendo desta forma a possibilidade de treinar, corrigir, repetir e aperfeiçoar sem sofrer as consequências sociais do erro quando este acontece no jogo, dado o mediatismo que tem o Futebol de alta competição em geral, e o desempenho do árbitro em particular.


Newsletter
As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 25 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.