ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Trabalho Docente E Desenvolvimento Profissional
Desconto
16.15 €
12.92 €
Titulo:

TRABALHO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Editora:
Coleção:
ISBN:

Os desafios educacionais e políticos do presente século apontam deliberadamente para a qualidade do ensino e dos professores como estratégia de mudança educativa.
A complexidade da sociedade actual exige dos professores cada vez mais responsabilidade na resolução dos problemas, despoletando o repensar dos modelos formativos dos docentes e permitindo novas abordagens da formação de professores que os confrontem com um modelo de sujeito aprendente, ao longo da sua carreira profissional.
Um caminho possível para ultrapassar esta situação poderá passar pela postura profissional que o professor adopta quando enfrenta situações novas e toma decisões apropriadas. Na base desta postura está a capacidade do professor reflectir sobre o seu trabalho docente, isto é, a capacidade de questionar situações práticas do seu contexto – individualmente e/ou em colectivo – com a finalidade de ampliar a sua formação profissional. É neste contexto que consideramos oportuno analisar a relação entre práticas reflexivas e desenvolvimento profissional, relação que procuramos compreender e interpretar nas narrativas biográficas dos professores participantes.
A prática reflexiva é o primeiro passo para quebrar o acto de rotina do trabalho docente, possibilitar a análise de opções múltiplas para cada situação e reforçar a autonomia do professor no quotidiano e, consequentemente, o seu desenvolvimento profissional.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 26 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.