ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Tempo De Sua Graca, O
Desconto
23.00 €
18.40 €
Titulo:

TEMPO DE SUA GRACA, O

Editora:
ISBN:

Um dos mais aclamados romances históricos da literatura europeia
Prémio Nobel da literatura inédito em Portugal


Brilhante romance histórico, cuja acção decorre entre os séculos VII e IX, em pleno império carolíngio – um dos maiores que a Europa conheceu –, «O tempo da Sua Graça» sobrepõe textos da Alta Idade Média (como a Historia Longobardorum de Paulo, o Diácono, ou a Vita Karoli, de Eginardo) à invenção literária para tecer um singular e notável mosaico de vozes e silêncios, ficção e realidade.

Os acontecimentos históricos narrados, bem como o destino das personagens do romance, estão, de um modo ou de outro, ligados à desventurada revolta que opôs, em 775, o duque longobardo Rodgaud ao imperador Carlos Magno, e às terríveis consequências desta, relatadas décadas depois por Johannes Lupigis, desdobramento literário do verídico Eginardo, secretário e biógrafo do imperador. Contudo, o verdadeiro epicentro do romance é a figura silenciosa e ambígua do próprio Carlos Magno: soberano iluminado, amante de cultura e impulsionador das artes, mas igualmente déspota violento e opressivo, cujo poder é exercido com punho de ferro.

Johnson, porém, não se limita a descrever a violência intemporal dos vencedores sobre os vencidos, antes fazendo da História, e sobretudo da palavra escrita, matéria de reflexão sobre os processos de construção da memória e da sua relação com a ideologia, traçando paralelismos com o nosso próprio tempo.

«O tempo da Sua Graça», longamente projectado pelo seu autor – a ideia original para a sua redacção remonta aos anos vinte do século XX e finalmente publicado em 1960, foi aclamado pela crítica como uma das obras mais bem conseguidas do prémio Nobel Eyvind Johnson. Encontrava-se até agora, assim como a restante obra deste importante escritor, inédito em Portugal.


Newsletter
As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 25 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.