ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Psicanalise E Mudanca Psiquica Cartografias Para Uma Viagem
Desconto
12.00 €
9.60 €
Titulo:

PSICANALISE E MUDANCA PSIQUICA CARTOGRAFIAS PARA UMA VIAGEM

Editora:
ISBN:

Este estudo utiliza metáforas (a Viagem, o Mar – o movimento e a mudança), pois elas constituem o tipo de comunicação mais frequente ou mesmo habitual na relação analítica. A associação livre do analisando corre paralela à atenção flutuante do analista e esse fluxo permite uma escuta do Inconsciente que os atira para a liberdade poética do simbólico, para a rêverie, para o jogo de palavras, e os conduz a memórias e emoções que se entrecruzam.
Aí se activa o pré-consciente, se situa o sonho feito de imagens e transcrito em palavras, aí pode ganhar sentido o que parecia bizarro e caótico, pode surgir a metáfora, forma condensada de linguagem simbólica muitas vezes mais elucidativa do que a interpretação elaborada pelo analista.
A psicanálise tem um tempo, tem uma duração, é uma experiencia intersubjectiva que se partilha e desenvolve porque espera que o par analítico navegue no mesmo barco. Ela é uma viagem que se faz ao interior de nós mesmos, não para rememorar o passado, mas para uma vivência partilhada e dramatizada no «aqui e agora» e, por isso mesmo, capaz de aprofundar o autoconhecimento e ocasionar mudanças em ambos os navegantes.
Sendo Viagem e Mar navegado, não dispensa uma Cartografia; tem objectivos e pontos cruciais de mudança.
E, todavia, cada análise é absolutamente irrepetível e individual. A psicanálise é uma aventura e o mapa que se traça é desconhecido. É uma aventura à desco berta do Desconhecido!
Analisamos aqui um caso clínico onde se evidencia esse processo e as suas vicissitudes, acompanhando em paralelo a viagem interior de dois personagens da literatura clássica, Ulisses, o herói da Odisseia de Homero (700 anos a.c.), e Édipo, o herói da tragédia Rei Édipo, de Sófocles (450 anos a.c.) (...).

Celeste Mapique, Manuela Fleming


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 26 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.