ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Portugal Economia Aberta
Desconto
10.58 €
8.46 €
Titulo:

PORTUGAL ECONOMIA ABERTA

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

Escritas num estilo leve e acessível, sem exigirem qualquer tipo de formação ou informação prévia, as crónicas que compõem este livro abordam um vastíssimo leque de assuntos, o que irá assegurar a cada leitor a certeza de poder encontrar sempre um conjunto de temas do seu particular interesse.




ÍNDICE
Prefácio. TEMAS FINANCEIROS: Endividamento externo e baixas das taxas de juro / Falácias populares / Altas taxas de juro: não só inconvenientes mas também injustas / A independência do Banco de Portugal / Santos de casa... / A supervisão bancária / As necessidades de poupança / As perdas com os fundos de investimento / A subida das taxas de juro / Convertibilidade cambial. MERCADO DE TRABALHO E EDUCAÇÃO: Moderação salarial: muito mais que uma questão de moda / Redução do horário de trabalho: o curto e o longo prazo / O aumento das propinas / A idade da reforma / A discriminação no trabalho / O desemprego em Portugal e Espanha / Progresso tecnológico e desemprego / O investimento em educação / O trabalho infantil / A economia dos casamentos e dos divórcios / O papel dos idosos. POLÍTICA ECONÓMICA: Um bom Ministro das Finanças / Administração fiscal e quebra das receitas / Aumentem-se as rendas antigas, diminua a contribuição autárquica / Ministro das Finanças: macroeconomista ou gestor? / O papel do Estado / Os clubes de futebol, o fisco e a opinião pública / Os custos da burocracia / Consenso versus revolução / Os incidentes na ponte / Casas para alugar / O OGE e a continuidade da política económica. PORTUGAL/UNIÃO EUROPEIA: Os limites da solidariedade / Os critérios de Maastricht / A CEE tem as costas largas / Desvalorizar compensa? / A credibilidade da política económica / SME: as surpresas e os desafios / Portugal e o futuro da UE / Convergência Portugal-Espanha / O exemplo irlandês / CONJUNTURA: A recuperação económica e as expectativas / Recuperação económica: ela aí está / O ritmo da recuperação económica. TEMAS INTERNACIONAIS: OPEP: a inexorável vingança do mercado / Portugal, a Europa e o Mundo / Bons ventos de Espanha / Credibilidade: o contraste franco-alemão / A esperança: crescimento sem inflação. DIVERSOS: As sobras nos restaurantes: o exemplo que vem da América / O interesse dos políticos / Ecologia e economia / Efeitos da corrupção / Os custos da ineficiência judicial / Utopia ignorante / Um Homem / Os jogos do Prémio Nobel / A crise da agricultura / Reconversão e informação / Economia competitiva / Crise: desafios e oportunidades.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 20 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.