ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Artes Africanas
Desconto
40.00 €
32.00 €
Titulo:

ARTES AFRICANAS

Autor:
ISBN:

O autor deste livro, artista plástico de profissão, reuniu uma vasta colecção de obras de arte africanas tradicionais. O seu convívio diário com elas, a sua experiência plástica e reflexão sobre questões ligadas à criação artística, levaram-no a uma análise estética aprofundada de muitas obras nos seus múltiplos aspectos plásticos e semânticos, nos quais se pode desdobrar o estudo de esculturas, máscaras, mobiliário, têxteis e outros objectos. Assim, apoiando-se na sua colecção ele procura destacar diversos aspectos estéticos que analisa e exemplifica separadamente.
Procura definir grandes correntes estéticas detectáveis neste vasto continente em diferentes etnias e áreas geográficas, tais como o real objectivo e o real idealizado, a arte de expressão interior, o abstraccionismo, o barroquismo, o surreal e o fantástico.
Fundamenta e aprofunda a análise estética e plástica das obras, através de várias informações sobre a realidade sociocultural e sobre o substracto mágico-religioso, por vezes político, que estão na génese de uma variedade imensa de formas em diversas tribos. Tal visão global das artes na África subsariana permitirá ao leitor compreender as obras num plano estético, mas sempre interligado com o pensamento mágico que informa e justifica muitas das criações africanas, como por exemplo a imensa importância dos rituais, cerimónias e o culto prestado aos antepassados, ditando formas muito diferentes das detectáveis em sociedades como a nossa.
Porém, uma das maiores qualidades deste livro é o facto de todos os capítulos e tópicos serem apoiados por uma documentação fotográfica muito abundante, com imagens de obras significativas, permitindo ao leitor acompanhar, passo a passo, a reflexão e as informações prestadas ao longo da leitura do texto.


Newsletter
As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 19 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.