ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Socrates O Sabio Imortal
Desconto
5.00 €
4.00 €
Titulo:

SOCRATES O SABIO IMORTAL

Editora:
Coleção:
ISBN:

Com rigor histórico e uma prosa fluida e cativante, Miguel Betanzos mostra-nos aqui um Sócrates completamente novo, alheio aos manuais de filosofia, transbordante de humanidade.


A figura de Sócrates, nascido em Atenas cerca do ano 470 a.C., mostra-se fascinante em vários aspectos. Foi um pensador original e profundo, inimigo de preconceitos e doutrinas estabelecidas, mestre da ironia e dono de um espírito subtil e elevado, sendo, no entanto, um homem simples e austero. O seu carácter inovador talvez não residisse nas suas ideias, mas sim na forma de as transmitir. Sócrates falava com infinita simplicidade, quase com a naturalidade de quem conta uma história, mas nos seus diálogos insinuavam-se as questões mais essenciais do espírito humano.
Viveu livre de vínculos e dependências e fiel às suas ideias. Mas aquela ousadia teve o seu preço: muitos atenienses sentiram vertigens com aquele homem que não os largava com as suas perguntas, que os arrastava para os abismos do pensamento. E num acto de soberba e precipitação (instigados também pelo medo, afirme-se), acabaram por condená-lo à morte vindo a beber a cicuta numa noite de Primavera.
Com rigor histórico e uma prosa fluida e cativante, Miguel Betanzos mostra-nos aqui um Sócrates completamente novo, alheio aos manuais de filosofia, transbordante de humanidade, curioso «parteiro» de ideias e que emanava uma sabedoria que, felizmente, chegou aos nossos dias.

"[Sócrates] olhava os músicos e ele próprio era olhado, olhado pelos outros convidados que não tiravam os olhos daquele homem estranho e singular (…). Todos viam o seu olhar um tanto insolente e profundo, aqueles olhos escuros e fugidios, reveladores de algum mistério insondável que parecia incompreensível ao comum dos mortais. Olhavam para a sua figura grotesca e fascinante e contudo tão sólida, tão indelével que se assemelhava à de um deus (…) Todos pareciam extasiados ao observar aquele velho e rude mestre de filosofia que não se parecia nada com os outros e pensavam que talvez alguma aura divina, algum influxo olímpico devia abrigar-se no seu espírito."

Responsive image

As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 14 de julho de 2020 salvo indicação contrária
© 2020 LIVAPOLO.