ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Seguro De Vida Enquanto Tipo Contratual Legal, O
Desconto
27.56 €
22.05 €
Titulo:

SEGURO DE VIDA ENQUANTO TIPO CONTRATUAL LEGAL, O

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

Encontra-se, para além da presente e da parte relativa às conclusões, dividido em quatro ulteriores partes.

Na segunda parte deste trabalho (II), procura-se fornecer os elementos para uma pré-compreensão da figura sob estudo. Antes de mais, através da sua evolução histórica. Depois, numa análise da respectiva gramática jurídica fundamental, descrevendo a estrutura básica da relação jurídica, bem como as suas possíveis variações, e apontando as modalidades práticas mais frequentes.

Na terceira parte (III) procederemos à determinação da metodologia a adoptar para a perscrutação do sentido do tipo e à fundamentação da opção aí perfilhada.

A quarta parte (IV) refere-se à análise do substrato económico do seguro, particularizando-o, quando pertinente, em relação ao seguro de vida. Face à frequente importação para a dogmática contratual e mesmo à refracção legal de elementos que relevam da matéria económica do seguro, pretende-se compreender o seu sentido, preparando o terreno para a aferição do seu real alcance em sede jurídica.

Na quinta parte (V) procederemos à análise de alguns dos traços caracterizadores do tipo contratual, escolhidos de acordo com a sua especificidade dogmática face ao seguro de vida e, por essa via, pela especial necessidade de clarificação de sentido que solicitam. Ainda aí, procuraremos realizar testes práticos à substituibilidade e gradua?bilidade de tais traços, convocando outras notas caracterizadoras e tipos contratuais vizinhos do seguro de vida.

Na sexta parte (VI) serão apresentadadas as principais conclusões a que o estudo conduza.

As referências legislativas efectuadas encontram-se actualizadas até Dezembro de 2009. As referências bibliográficas são indicadas de modo completo no final do trabalho. No correr da exposição, surgirão de modo abreviado.


Newsletter
As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 24 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.