ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Padre Barros Gomes Vitima Da Republica
Desconto
14.13 €
11.30 €
Titulo:

PADRE BARROS GOMES VITIMA DA REPUBLICA

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

A iniciar uma série de obras que a Alêtheia publicará para assinalar os cem anos da República Portuguesa, surge esta obra que relata a vida do sacerdote lazarista Barros-Gomes até à data do seu assassinato a 5 de Outubro de 1910.

Engenheiro florestal, Bernardino Barros-Gomes (1839-1910) concebeu, a planta cadastral do Pinhal de Leiria, de que foi também responsável pelo seu estudo e ordenamento. Já depois de se colocar sobre a direcção espiritual do Superior de S. Luís dos Franceses (em 1876), apresenta a divisão de Portugal em doze regiões pelas quais distribui os 26 concelhos do continente. Após a morte da mulher, Barros-Gomes faz votos e é ordenado presbítero pelo Núncio Apostólico de Lisboa, sendo assassinado, juntamente com o Pe. Fragues, no próprio dia da proclamação da República, por um grupo de republicanos.

A história desta vítima da República - infelizmente desconhecida da maioria dos portugueses - começou a ser publicada em fascículos em 1939 pelo padre vicentino Bráulio Guimarães, e é agora pela primeira vez reunida em livro, com texto introdutório de D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar de Lisboa.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 23 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.