ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Leiria No Tempo Das Invasoes Francesas
Desconto
19.13 €
15.30 €
Titulo:

LEIRIA NO TEMPO DAS INVASOES FRANCESAS

Autor:
Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

Entre 1807 e 1811 todo o território português esteve sob ocupação de tropas estrangeiras, no contexto daquilo que se veio a designar como «invasões francesas». Apesar dos efeitos se terem sentido de Norte a Sul, o sofrimento das populações nem sempre foi o mesmo. A região mais afectada terá sido a Estremadura, entre o Mondego e as Linhas de Torres e entre o Tejo e o mar. Aí, e durante um ano, a lei foi feita por tropas à solta, desertores de vários exércitos, salteadores calcorreando aldeias, torturando e roubando quem se atravessasse no seu caminho. Trezentas e cinquenta mil pessoas foram deslocadas para locais de recurso, em Lisboa ou no Norte. Nesta terra de ninguém, nada escapou: culturas arrasadas, gado dizimado, túmulos profanados, habitações e edifícios públicos saqueados ou incendiados.

No epicentro da desolação encontrava-se a cidade de Leiria, que nos finais do século XVIII conhecia momentos de prosperidade que se evolaram para sempre. O objectivo deste livro é revisitar essa cidade de há duzentos anos, através de um conjunto de imagens pouco conhecidas ou mesmo inéditas. A região surge na sua fragilidade e no seu encanto: palácios, conventos e praças reerguem-se ao nosso olhar, enquanto ao longe se divisam os campos duma ruralidade desaparecida. A passagem dos exércitos e as batalhas decisivas partilham esse espaço de memória, num Portugal que demoraria quase um século a reencontrar-se.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 23 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.