ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Introducao A Analise Dos Fenomenos Sociais
Desconto
17.16 €
13.73 €
Titulo:

INTRODUCAO A ANALISE DOS FENOMENOS SOCIAIS

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

Esta obra tem por objectivo permitir ao conjunto dos estudantes que querem iniciar-se nas ciências sociais apreender os seus princípios básicos a partir dos comentários e da análise de uma dezena de pesquisas concretas que ilustram as principais problemáticas e que foram seleccionadas entre os nomes grandes destas disciplinas: de Max Weber a Pierre Bourdieu, passando por Marcel Mauss, Erving Goffman, etc.

O autor privilegia a compreensão indutiva mais do que a exposição sistemática e abstracta das escolas de pensamento e das teorias. Pretende propor ao estudante a descoberta das chaves da abordagem dos fenómenos sociais e a aquisição de uma verdadeira metodologia para pensar o social.

Cada capítulo apresenta com rigor um princípio fundamental exposto a partir das pesquisas concretas em que os melhores especialistas tentaram elucidar certos aspectos da vida colectiva. Permite, desse modo, ao leitor responder às seguintes questões: como é que o investigador aborda o problema? a que dispositivo de pesquisa recorre? como é que a sua pesquisa se desenvolve? a que resultados chega?

Não se tratando nem de um manual, nem de uma recolha de textos, esta obra permite entrar simultaneamente no âmago da pesquisa e «reviver» a experiência da descoberta do nosso universo social. As principais noções são expostas no seus processos de aplicação e não como conceitos abstractos. Um glossário recapitula no final da obra os principais conceitos.

Principalmente destinada aos estudantes do primeiro nível de graduação, esta obra escrita num estilo claro e acessível pode ser também lida por todos aqueles que desejam poder descobrir por si-mesmos as ciências sociais.

LUC VAN CAMPENHOUDT é professor das Faculdades universitárias de Saint-Louis (Bruxelas) e da Universidade Católica de Louvain. O autor é também director do Centro de Estudos Sociológicos das Faculdades universitárias de Saint-Louis. É co-autor, com Raymond Quivy, do Manual de pesquisa em ciências sociais, já traduzido e publicado por esta casa editora.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 26 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.