ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Instrumentos Da Orquestra E A Quinta Da Amizade, Os
Desconto
25.01 €
20.01 €
Titulo:

INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA E A QUINTA DA AMIZADE, OS

Editora:
Coleção:
ISBN:

A edição de Os Instrumentos da Orquestra e A Quinta da Amizade é fruto da colaboração entre a Foco Musical – Educação e Cultura e a Fonoteca Municipal de Lisboa. A sensibilização à música e a convicção da importância da educação musical na formação do indivíduo foram os objectivos gerais e comuns que moveram e estreitaram a colaboração entre estas duas instituições.
Os Instrumentos da Orquestra é um guia, que se espera útil, para uma primeira abordagem destes instrumentos. Para o complementar e aprofundar, o CD 1 inclui vários exemplos sonoros que vão desde a afinação da orquestra, passando pela apresentação das famílias de instrumentos que a compõem, até chegar à sua exposição individual. Esta apresentação é feita com temas extraídos da fábula sinfónica A Quinta da Amizade . São ainda apresentados exemplos relativos ao âmbito, técnicas de execução, partes constituintes, acessórios e algumas curiosidades relativas aos instrumentos, que são sempre acompanhados por uma explicação narrada. O critério de selecção que subjaz à escolha dos instrumentos da orquestra incluídos nesta secção baseia-se na sua participação na obra A Quinta da Amizade, abordada na segunda secção. Este trabalho pretende, por um lado, ajudar à fruição da obra A Quinta da Amizade e, por outro, contribuir para a identificação dos instrumentos e de algumas das suas técnicas de execução em qualquer obra musical.
A Quinta da Amizade, a obra de que é objecto a segunda secção, é uma fábula sinfónica encomendada a Jorge Salgueiro no seguimento do projecto que a Foco Musical desenvolve com as escolas do Ensino Básico e Pré-Escolar. Esta obra aborda valores tão fundamentais como a solidariedade e a tolerância e prossegue simultaneamente alguns dos objectivos que são o fio condutor da filosofia dos “Concertos Crescer com a Música”: a sensibilização à música e introdução aos instrumentos da orquestra, por um lado, e a participação activa das crianças do público nos concertos, por outro. Nesta secção, que envolve uma banda desenhada e o CD 2, procurou-se estabelecer uma ligação entre as linguagens musical e de banda desenhada (traduzida na página de Códigos), pelo que se sugere a leitura e a audição em simultâneo.
O que fazer primeiro: conhecer Os Instrumentos da Orquestra ou A Quinta da Amizade?... A decisão fica ao seu critério!


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 25 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.