ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Identidades Reescritas
Desconto
28.27 €
22.62 €
Titulo:

IDENTIDADES REESCRITAS

Editora:
ISBN:

"Identidades Reescritas: Figurações da Irlanda no Teatro Português" oferece uma caracterização da presença da dramaturgia irlandesa na dinânima da criação teatral portuguesa dos últimos 50 anos. Recenseado o conjunto de autores e de textos traduzidos e representados em Portugal, interrogam-se, numa perspectiva comparatista, as diferentes modalidades de reconfiguração das suas marcas culturais. Os conceitos de "identidade" e "reescrita" convocados no título do trabalho recobrem as diferentes intervenções - entre o exercício de divulgação, a tradução, os pronunciamentos programáticos, a encenação, a representação e o comentário crítico - que vêm contribuindo para a figuração, entre nós, da imagem dos dramaturgos irlandeses e da realidade representada nas suas peças. Entre os dramaturgos aqui discutidos encontramos os nomes de W.B. Yeats (e Lady Gregory), J.M. Synge, Sean O'Casey, Samuel Beckett, Brian Friel, Frank McGuinness, Dermot Bolger, Jennifer Johnston, Maria Jones, Marina Carr, Conor McPherson, Martin McDonagh e Mark O'Rowe, distribuídos ao longo de uma sequência que tenta articular a cronologia das suas intervenções originais com os períodos sucessivos da revelação da sua obra em Portugal.
O conjunto de informações, comentários e observações reunidos neste trabalho permite, simultaneamente, reconsiderar a amplitude de sentidos negociados nas obra aqui contempladas e ampliar o nosso conhecimento sobre importantes trajectos do teatro português das últimas cinco décadas, a propósito das suas derivas interpeladoras da dramaturgia de autores irlandeses.


Newsletter
As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 20 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.