ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Homem Que Inventou Fidel, O
Desconto
18.17 €
14.54 €
Titulo:

HOMEM QUE INVENTOU FIDEL, O

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

«Raramente surgem livros como este que alteram a forma como olhamos um continente e que moldam a percepção que tínhamos da História» Charles Eisendrath, Chicago Tribune

Em 1957, os EUA e o mundo estavam convencidos de que o jovem rebelde Fidel Castro morrera num ataque das tropas governamentais de Batista à Sierra Maestra. Porém, Herbert L. Matthews, um dos mais prestigiados correspondentes internacionais do The New York Times, decidiu nesse mesmo ano percorrer os trilhos da Sierra em demanda dos revoltosos e na esperança de encontrar Fidel Castro que alguns rumores garantiam estar vivo.
O heróico retrato do jovem Castro, que resultou desse encontro e que o jornal publicou numa série de três artigos de primeira página, teve um poderoso efeito na percepção que a América tinha de Cuba, dentro e fora dos círculos governamentais, e influenciou profundamente a queda de Batista e a ascensão de Fidel Castro ao poder.
Quando, anos depois, Castro revelou as suas simpatias marxistas e o apoio que recebia da URSS, Matthews tornou-se um bode expiatório, ostracizado pelo seu próprio jornal. A reputação de excelente jornalista, que consolidara ao longo de quarenta e cinco anos de duro trabalho, esboroou-se e foi considerado um traidor da sua pátria.

Porque continuou a esquerda americana a idealizar Castro?
Porque são tão severas as políticas americanas anti-Castro, quando a URSS, a sua ideologia e poderio militar há muito se esfumaram?
Deverão os jornalistas permanecer objectivos ou transmitir o que acreditam ser a verdade?

Enquanto não se encontram respostas definitivas para estas perguntas O Homem Que Inventou Fidel traça-nos um apaixonante retrato dos primeiros anos da Cuba de Fidel Castro, do passado das relações entre Cuba e os EUA, do fascínio inicial à inimizade visceral que pontua os dias de hoje, e é um guia seguro para o futuro das relações entre os dois países, relatando simultaneamente a história apaixonante e trágica do homem a quem coube revelar ao mundo a figura fascinante de um jovem rebelde e pouco conhecido que em breve se tornaria uma figura de destaque mundial: Fidel Castro.


Newsletter
As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 23 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.