ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Holodomor
Desconto
15.00 €
12.00 €
Titulo:

HOLODOMOR

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

O caso da Grande Fome na União Soviética, designada por Holodomor ou Golodomor (com o significado de "morte pela fome") pertence aos mais extensivos e hediondos massacres que o século XX conheceu, e ainda por muitos desconhecido. Trata-se de uma tragédia artificialmente provocada nos anos 1932 e 1933 pelo regime estalinista aos povos da União Soviética em consequência do fracasso da forçada colectivização. A Grande Fome afectou sobretudo os países que possuíam grandes e férteis terrenos agrícolas, entre os quais se destaca o caso ucraniano, cujo país, em termos geográficos, é o segundo maior da Europa. É, portanto, com esta obra - pioneira do género em língua e contexto português - que se traz ao público páginas da História que muitas vezes se quiseram apagadas, fazendo igualmente justiça à memória de milhões de vítimas desta tragédia.
Pretende-se, assim, proporcionar ao leitor uma visão muito abrangente e interdisciplinar dos actos de reconhecimento, da análise histórica e sociológica do Holodomor, mas também do complexo processo da sua entrada na consciência comum, através da ampla difusão jornalística, artística e cultural.
Espera-se, igualmente, que este livro, preparado no âmbito das duas instituições: Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos - CompaRes e CLEPUL5 - Grupo de Investigação do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cujos horizontes científicos abrangem os universos culturais Ibero-Eslavos, contribua para um crescente debate científico sobre o Holodomor, levando a novas interpretações e aplicado a novas metodologias e disciplinas.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 26 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.