ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Historiografia Dos Descobrimentos Atraves Da Correspondencia Entre Alguns Dos Seus Vultos, A
Desconto
15.15 €
12.12 €
Titulo:

HISTORIOGRAFIA DOS DESCOBRIMENTOS ATRAVES DA CORRESPONDENCIA ENTRE ALGUNS DOS SEUS VULTOS, A

Coleção:
ISBN:
Tema:

Espólio epistolográico de Joaquim de Carvalho é imenso e pode dizer-se, sem exagero, que nele está representada a maior parte da intelectualidade portuguesa da primeira metade do século XX. Até agora só uma pequeníssima parte deste epistolário está publicada: cartas de António Sérgio, Luciano Pereira da Silva e Alfredo Pimenta. Em fase de preparação para publicação estão cartas de Afonso Lopes Vieira, Henrique de Vilhena e Viana da Mota.
O volume que agora sai e que contém correspondência de três dos maiores vultos da historiografia dos Descobrimentos Portugueses dos séculos XV e XVI — Joaquim Bensaúde, Duarte Leite e Fontoura da Costa
— fica-se a dever à boa-vontade, entusiasmo e vasto saber dos Professores da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Doutores João Marinho dos Santos e José Manuel Azevedo e Silva. Para eles vai o meu (nosso, da Família) mais vivo agradecimento.
As cartas, que abrangem o período dos anos 20 até princípios dos anos 40, tratam predominantemente de assuntos científicos relacionados com múltiplos temas dos Descobrimentos Portugueses, e onde o destinatário, Joaquim de Carvalho frequentemente é interrogado sobre este ou aquele livro, sobre esta ou aquela teoria, sobre este ou aquele autor ou confrontado com uma crítica.
Nelas perpassam também referências de acesas polémicas entre Duarte Leite e Bensaúde sobre o Plano das Índias; entre Duarte Leite e Álvaro Pimpão sobre a Crónica da Guiné e uma mordaz crítica aos estudos de Bensaúde feita pelo historiador catalão Gonçalo de Reparaz Júnior; e aborda-se também o grande Pedro Nunes. Mas, além deste substrato eminentemente científico das cartas, o leitor pode também encontrar nelas, de vez em quando, um desnudar de intimidades, de confissões, que nos dão um conhecimento mais íntimo e pessoal dos autores.
Nesta Obra, o epistolário foi estudado de modo algo diferente do que é habitual, isto é, em vez de cada carta ser acompanhada de anotações ao seu conteúdo, em rodapé, os Autores decidiram que cada epístola valia como fonte histórica e assim souberam integra-las num todo harmonioso e dinâmico, onde analisam e discutem vários temas importantes da Historiografia dos Descobrimentos Portugueses, tudo isto complementado com uma cuidada biobibliografia dos quatro intervenientes. Resultou, assim, um volume repleto de valiosa informação que, estamos certos, será referenda não só para eruditos e docentes como estudantes e público especializado.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 26 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.