ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Formar Professores Para Que Escola Teorias E Praticas
Desconto
18.17 €
14.54 €
Titulo:

FORMAR PROFESSORES PARA QUE ESCOLA TEORIAS E PRATICAS

Autor:
ISBN:

O título desta colectânea de conferências, comentários e comunicações é idêntico ao do evento em que se integraram (V Colóquio de Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado nos dias 29 e 30 de Abril de 2004), e parte de uma frequente pergunta (Para que escola?) implicada pelas exigências que se fazem à escola actual.
A essas perguntas (diz André Robert no texto 2) só uma nova profissionalidade, baseada numa "razão científica" e numa "laicidade refundada", poderá responder. Mas essa profissionalidade questiona radicalmente os modelos correntes de formação de professores, ao implicar uma profissionalidade docente como aprendizagem de condutas adaptadas aos contextos socio-escolares nas condições reais do exercício da profissão.
A generalidade das conferências e textos aqui incluídos sublinham essa dimensão social da aprendizagem da docência, no sentido de que a formação inicial e contínua terá de produzir-se numa relação pessoal com os contextos educativos e numa dinâmica teoria/prática/teoria e não apenas na convicção de que importa imitar os mestres (modelo tradicionalista da formação, traduzido em ansiedade pela comparação com o modelo) ou de que quem conhece a teoria desenvolve a prática respectiva (modelo corrente nas nossas instituições de formação, que tendem a limitar-se a uma sensibilização pontual à prática, fórmula igualmente anxiogénica, como vimos em comunicações incluídas).
E, sublinhe-se, alguns dos textos incluídos exemplificam as condições de investigação sobre uma nova profissionalidade docente.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 19 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.