ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Dicionario Do Nome Das Terras
Desconto
15.14 €
12.11 €
Titulo:

DICIONARIO DO NOME DAS TERRAS

Autor:
Editora:
Coleção:
ISBN:

Para Freixo de Espada à Cinta, falta ciência e sobra o imaginário popular.
Na Sertã, a heroína inspiradora do nome da vila terá sido uma lusitana, embora outros, seguros na História, elejam um guerreiro romano.
Açores ou Aguiar são dos topónimos que devem a origem a aves que habitam os céus locais.
Coelheira pressupõe local de coelhos, mas Porqueira nada terá a ver com suínos.
Alfaiates não tem relação com os profissionais da tesoura e da agulha.

O imaginário popular resolve, volta e meia, aquilo que a investigação não é capaz de solucionar. E mesmo quando a ciência tem respostas, não deixa de haver fantasia, ganhando as terras e seus nomes encantos outros. Mas as causas dos topónimos confundem-se mais e cresce o espaço para versões de credibilidade duvidosa, que também são deste mundo, tantas vezes feito de paixões. Como, de algum modo, reflectem os mais de mil topónimos aqui dicionarizados.

Dicionário do Nome das Terras é uma selecção (discutível, como todas as selecções), uma viagem de Norte a Sul, de Leste às ilhas, entre o A e o Z, por histórias simples e complexas, por nomes cheios de ciência ou carregados de fantasia, comuns ou raros, identificando grandes cidades ou pequenas aldeias. Todos, no entanto, em nome da origem dos nomes das terras.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 19 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.