ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Competencias E Socioconstrutivismo
Desconto
12.72 €
10.18 €
Titulo:

COMPETENCIAS E SOCIOCONSTRUTIVISMO

Editora:
Coleção:
ISBN:

Esta obra evidencia a necessidade de um programa de estudos não se referir apenas a um único paradigma epistemológico de construção do conhecimento. Pretende clarificar os conceitos de construtivismo e competência e demonstra que, nas novas perspetivas curriculares, se devem construir laços entre estes dois conceitos que efetivamente não são, de modo algum, incompatíveis.

O conceito de competência não é incompatível com um paradigma socioconstrutivista de construção e desenvolvimento de conhecimentos e competências, os quais se constroem em interação estreita e são temporariamente viáveis em situação. Para além do seu caráter mais global que os conhecimentos, uma vez que as competências recorreram a outras fontes fora dos conhecimentos, uma competência, numa perspetiva socioconstrutivista, é construída, situada, reflexiva e, temporariamente, viável.

Para além desta quádrupla caracterização, a competência preenche as seguintes funções específicas: mobilizar e coordenar uma série de recursos diferentes, cognitivos, afetivos, sociais, contextuais, etc.; tratar com sucesso as diferentes tarefas que solicita uma dada si-tuação e verificar a pertinência socialdos resultados dos tratamentos realizados nesta situação. Em contexto escolar, será isto possível? Como criar situações que possam ser fonte e critério de conhecimentos e de competências para os alunos? Sem dúvida alguma, este é o grande desafio lançado pela conceção dos novosprogramas do presente. Este livro é destinado a professores e estudantes de qualquer área e níveis educativos, investigadores, engenharia do curriculum, formadores e a todos os que se interessam pela educação.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 25 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.