ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Cerebro Do Matematico, O
Desconto
18.00 €
14.40 €
Titulo:

CEREBRO DO MATEMATICO, O

Autor:
Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

Um livro feito de histórias de matemáticos – os seus ditos espirituosos, excentricidades, tragédias pessoais, comportamentos bizarros, acessos de loucura, fins trágicos e assombrosas descobertas de beleza sublime. Mas também um livro informativo, que explica de modo apelativo, divertido e inteligível os conceitos matemáticos em discussão e permite compreender os nossos processos de pensamento matemático e filosófico.

Uma abordagem a tocar a psicologia porque, como o autor afirma repetidamente, «a matemática é uma actividade humana».

No presente livro, David Ruelle faz uma pergunta provocadora sobre os cérebros matemáticos mais brilhantes e também mais excêntricos: estes foram brilhantes por serem excêntricos, ou foram-no apesar de o serem? De uma forma ao mesmo tempo intrigante e divertida, David Ruelle, conhecido físico-matemático que contribuiu para a criação da teoria do caos, dá-nos uma rara visão pessoal dos matemáticos célebres que conheceu – os seus ditos espirituosos, excentricidades, tragédias pessoais, comportamentos estranhos, acessos de loucura, fins trágicos e assombrosas descobertas matemáticas de beleza sublime, embora de difícil expressão.

É o caso do matemático britânico Alan Turing: tendo em seu abono a decifração do código alemão Enigma durante a Segunda Guerra Mundial e a concepção do computador moderno, foi condenado por «grande indecência» e morreu após ingerir um maçã envenenada com cianeto – a sua morte foi considerada suicídio, mas as dúvidas subsistem. E há outros casos: Alexandre Grothendieck, René Thom, Bernhard Riemann e Felix Klein. Contudo, o presente livro é mais do que uma relação de matemáticos e curiosidades. Cada capítulo examina uma ideia matemática importante, explorando as questões filosóficas colocadas por ela e explicando as formas de pensar verdadeiramente únicas e criativas dos matemáticos. David Ruelle mostra assim como o enquadramento matemático é adequado à formulação de perguntas filosóficas sobre o significado das coisas, a beleza e a natureza da realidade.

O Cérebro do Matemático é um livro que nos leva a ver o interior do mundo dos matemáticos, numa viagem de reflexão e profundidade que não se esquecerá facilmente.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 24 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.