ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Antologia
Desconto
16.00 €
12.80 €
Titulo:

ANTOLOGIA

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

«A duas espécies de leitor se dirige a antologia presente: àquele cuja disponibilidade é escassa e que não pode, portanto, consagrar à poesia tanto cuidado como pediria o seu desejo; e àquele que, podendo fazê-lo, reclama sua vida espiritual comércio mais seguido. A este último servirá ela para o acompanhar em suas andanças, sem prejuízo de uma leitura mais profunda que só a totalidade da obra consentirá. Leitura essa compatível apenas com o recolhimento do escritório e com o volume dela.
A antologia, em si, pecará por onde pecam todas – pela sua falibilidade que o tempo só, acaso, poderia corrigir. E o leitor, segundo o seu próprio critério. Não o primeiro acima considerado. Esse terá de confiar no autor. O segundo, não. Nada o impede de o chamar à pedra.
Que nem o dele e para ele terá carácter definitivo. Não só porque subsistiram dúvidas primeiras, mas ainda por, mesmo inconscientemente, se desencontrarem critérios. Como saber, por exemplo, se a escolha de tal poema obedece ao seu conseguimento singular, ao momento singular dessa eleição, ou, até, ao lugar crucial que talvez lhe caiba na estrutura do livro de onde foi retirado? São dúvidas inerentes a qualquer antologia, mesmo se o próprio autor a assina.
O menos discutível, no caso, talvez sejam as dimensões do volume, dado o fim para que foi concebido – objecto de meter e tirar do bolso conforme o ritmo e a meditação da leitura. Aqueles contados leitores que frequentam a poesia sabem, por experiência, quanto esse ritmo é importante. Neles se pensou. Com esses poucos ficamos».

Sugestões

As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 20 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.