ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Angola 1961
Desconto
25.74 €
20.59 €
Titulo:

ANGOLA 1961

Editora:
ISBN:
Tema:

O ano de 1961 foi trágico para Angola e ficou marcado por vários acontecimentos violentos que provocaram milhares de mortos. Em Janeiro, ocorreu uma sublevação na Baixa do Cassange, distrito de Malange, de cariz laboral, incentivada a partir do Congo ex-belga e, em 4 de Fevereiro, o assalto a estabelecimentos prisionais em Luanda, por grupos de assaltantes de origem diversa. Decorriam ainda as averiguações para se perceber se haveria alguma ligação entre os dois eventos, que nunca foi provada, quando chegou a Luanda a notícia da ocorrência de massacres executados pela UPA (União das Populações de Angola) numa vasta área do Norte de Angola. O horror chegou "às portas" de Luanda, provocando gravíssimos danos psicológicos, em especial sobre a população europeia.
Se o primeiro dos acontecimentos foi rapidamente sufocado e o "4 de Fevereiro" não teria passado de um episódio sangrento, local e com objectivos limitados, os massacres de 15 de Março revelaram-se de uma natureza diferente. Tinham a ver com propósitos de independência por parte de um grupo nacionalista e marcavam o início de uma longa guerra subversiva que haveria de prolongar-se até 25 de Abril de 1974.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 23 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.