ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Ordens E Congregacoes Religiosas No Contexto Da 1 Republica
Desconto
35.33 €
28.26 €
Titulo:

ORDENS E CONGREGACOES RELIGIOSAS NO CONTEXTO DA 1 REPUBLICA

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

Assinalando o 1.º centenário da Expulsão das Ordens e Congregações Religiosas pela República


A I República assumiu como umas das primeiras e mais radicais medidas do seu programa político a expulsão de todas as Ordens e Congregações Religiosas, logo três dias depois da sua afirmação vitoriosa, em 5 de Outubro de 1910, como regime sucessor da Monarquia Constitucional.

Assinalando o Centenário da I República, especialistas de renome oferecem nesta obra o conhecimento actualizado da controversa relação entre Ordens, Congregações, cultura, sociedade, arte e império português, no contexto da afirmação do regime republicano.

Trata-se de um livro abrangente, que proporciona uma visão global da natureza e acção das Instituições de Vida Consagrada na sua relação com a história de Portugal, com especial incidência no tempo da República.


COORDENADORES

Luís Machado de Abreu - Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, estudioso de História das Ideias e da Cultura Portuguesa. É investigador do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde criou e dirigiu uma linha de pesquisa sobre o Anticlericalismo em Portugal. Actualmente coordena o Mestrado em Ciências da Cultura da ESAD - Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Entre livros, obras coordenadas e artigos publicados, podemos realçar Spinoza - A Utopia da Razão e Ensaios Anticlericais.


José Eduardo Franco - Presidente da Direcção do Instituto Europeu de Ciências da Cultura e investigador e membro da Direcção do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre os projectos de investigação que tem dirigido realça-se o Dicionário Histórico das Ordens. Dos estudos publicados e obras coordenadas, destaca-se O Mito dos Jesuítas em Portugal, no Brasil e no Oriente (sécs. XVI-XX) e O Mito de Portugal.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 25 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.