ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Geopolitica Teorizacao Classica E Ensinamentos
Desconto
19.68 €
15.74 €
Titulo:

GEOPOLITICA TEORIZACAO CLASSICA E ENSINAMENTOS

Editora:
ISBN:

«Geopolítica: Teorização Clássica e Ensinamentos» é, assumidamente, um livro de natureza pedagógica, sintetizando todo um acervo de conteúdos base e possibilitando a sua projecção para alguma aplicabilidade à realidade actual, para estudos de maior profundidade de matrizes de reflexão.
Iniciamos com uma viagem ao longo dos tempos, buscando as origens do termo e relacionando elementos que para isso contribuíram. Chegamos ao destino com definições aceites e denominadores comuns de Geopolítica, assim como de disciplinas afins, certamente também pluridisciplinares, ma distintas. Compreenderemos também a sua finalidade.
Os teorizadores estudados no quadro das perspectivas restritas do pensamento geopolítico são Ratzel, Kjellen, La Blache e Vives, plasmando também a dialéctica determinismo vs possibilismo.
No âmbito das perspectivas globais, o britânico Mackinder e as teorias inicial, básica e corrigida são objecto da nossa reflexão, tal como o alemão Haushofer e os seus cinco conceito base. No quadro da maritimidade, os autores estudados são o americano Mahan e o francês Castex. Quanto ao domínio da terceira dimensão, como paradigma para a hegemonia mundial, o italiano Douhet e a sua obra "O Domínio do Ar" constituem-se como campo de aplicação do nosso esforço, assim como o piloto aviador russo Seversky e o seu modelo das elipses, socorrendo-se de uma projecção polar. As ideias da permeabilidade dos espaços e do comportamento dual de determinados actores deram origem às teorias dos poderes conjugados. O acervo conceptual de Spykman e de Cohen é revisitado relembrando, a título de exemplo, a teorização do Rimland relativamente ao primeiro e das regiões geoestratégicas, geopolíticas e dos Shatterbelts, no que respeita ao segundo.
Quanto aos factores geopolíticos/geoestratégicos, adaptou-se a sistematização utilizada pelo IAEM e onde se procura caracterizar e propor conteúdos de referência para os factores físico, humano, circulação, tecnológico, recursos naturais e estruturas. Em acréscimo, efectua-se uma uma caracterização de Poder.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 28 de novembro de 2020 salvo indicação contrária
© 2020 LIVAPOLO.