ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Experiencias A Deriva
Desconto
20.00 €
16.00 €
Titulo:

EXPERIENCIAS A DERIVA

Editora:
Coleção:
ISBN:

«Este livro reúne textos de investigação em diferentes áreas científicas sobre experiências limite, de crise, situações-abismo ou de fronteira, para citar algumas das fórmulas consagradas pela literatura existente, e os processos pelos quais o seu sentido se constrói, é fixado e partilhado. As suas formas históricas são variadas, surgindo habitualmente como místicas, devocionais, patológicas, de loucura ou de doença mental.

A primeira parte deste volume apresenta uma série de estudos historiográficos que, incidindo em diferentes momentos e contextos, evocam esta diversidade. O seu arco temporal estende-se da transição entre o mundo medieval e a modernidade no século XV, momento de irrupção de movimentos místicos e de novas conceções do indivíduo, nas quais se reforçaram os imaginários da interioridade, e o início do século XX, período em que uma psiquiatria fortemente naturalizante reescreveu, em linguagem médica, as paixões e patologias da alma. (...)

No entanto, até à hegemonia do pensamento médico, verificou-se, em modalidades diversas, um certo nível de indecisão: entre o divino, o demoníaco e a doença, como repartir causas, manifestações e efeitos da experiência da crise? (...)

Ainda que se verifique invariavelmente uma tentativa de inscrição religiosa da experiência, falamos, por isso, não de experiências religiosas, mas de experiências à deriva, isto é, em busca de uma significação e de um reconhecimento, que se revelam sempre difíceis de obter, e sujeitas, no seu processo de inscrição social, a uma pluralidade de determinações (religiosas, médicas, jurídicas, políticas).

A segunda parte deste volume apresenta um prisma multifacetado com o qual se complementa a observação histórica anterior. As suas faces são a filosofia da religião (Carlos H. Silva), uma sociologia histórica de inspiração psicanalítica (Pierre-Henri Castel), a história da psiquiatria e da psicanálise (Denis Pelletier), a psiquiatria (Marco Paulino), e a sociologia da psiquiatria (Françoise Champion). A partir da contemporaneidade, alguns artigos lançam um olhar retrospetivo sobre séculos passados. Porém, o enfoque é aqui prioritariamente o da atualidade desta problemática, quer no campo das experiências, quer no dos saberes e instituições.»

Da Introdução de Tiago Pires Marques


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 25 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.