ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Educacao E Formacao De Adultos E Idosos
Desconto
16.79 €
13.43 €
Titulo:

EDUCACAO E FORMACAO DE ADULTOS E IDOSOS

Editora:
Coleção:
ISBN:

Este texto, agora revisto, atualizado (inclusive no seu título) e aumentado nesta 2.ª edição, inclui um ponto que analisa os últimos 10 anos (2000-2010) da Educação e Formação de Adultos e Idosos (EFAI), sobretudo em Portugal e pretende averiguar o contributo que esta pode dar para dinamizar e mudar o sistema educativo/formativo (que o autor prefere chamar de sistema educador/formador, por acreditar que, este conceito, é e mostram um caráter mais integrador e abrangente e menos formatador), incluindo (n)a sua dimensão escolar (mais formal).

A alteração do título para Educação e Formação de Adultos e Idosos – Uma Nova Oportunidade teve em conta a necessidade de acompanhar a atualidade da EFAI em Portugal, nomeadamente na análise feita à Iniciativa Novas Oportunidades.

Assim, recorrendo a uma metodologia de interpretação textual, são destrinçados os conceitos de Educação e Formação, considerados intrinsecamente implicados. A focalização nesses dois conceitos (ou binómio) é especialmente estudada na possibilidade de uma Educação/Formação Permanente e ao Longo da Vida e Comunitária corresponder a um incremento da autonomia pessoal (empowerment pessoal) e da participação da construção dos mundos sociais (empowerment comunitário). Por outro lado, na análise de conteúdo de base documental e legislativa, avalia-se a continuidade existente entre a Escola Básica Integrada (EBI) e o atual Agrupamento de Escolas (AE) (hoje denominados Mega Agrupamentos de Escolas), pretendendo-se perceber se estas conceptualizações organizadoras são fruto da evolução ideológica ocorrida no âmbito da EFAI.

Finalmente, assente em ideais educadores/formadores o autor defende a criação de Núcleos de Educação/Formação Global (NEFG) ou Núcleos de Educação/Formação Integrada (NEFI), como verdadeiros postos de troca, partilha (des)envolvimento e de (des)construção de todos os tipos de saber e por todo o tipo de pessoas (quer ao nível etário, quer ao nível profissional, escolar, lazer [ ... ]) num mesmo espaço físico e ilimitado e num tempo intemporal e que implica aprender a aprender e aprender a desaprender. Este processo de Educação/Formação/Aprendizagem deve combinar a pedagogia e a prática pedagógica da EFAI (com Paulo Freire e Rui Grácio muito presentes), com aquilo que o autor chama de Pedagogia à Volta da Mesa e dos Porquês Refletidos, Isto porque, todas as pessoas estão ao mesmo nível e os adultos/idosos devem, tal como as crianças, continuamente, questionar-se. As atividades, os métodos/metodologias, as estratégias devem ser próprias para estes públicos e os educadores/formadores e todos os profissionais que trabalham com eles devem possuir um perfil que o autor denomina de Educador/Formador IRIS.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 20 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.