ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Domar Os Deuses
Desconto
15.00 €
12.00 €
Titulo:

DOMAR OS DEUSES

Autor:
Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

A Religião é, e não se antevê que venha deixar de ser, um tópico central da esfera pública e política. Ian Buruma defende que a discussão das relações entre o Estado e Igreja e entre o secularismo e a fé não podem acontecer fora de um contexto histórico. Neste ensaio extremamente rigoroso e límpido, guia-nos pelo papel das religiões em três continentes e mostra-nos as implicações para as respectivas democracias. Num momento em que o mundo enfrenta múltiplas ameaças e inseguranças, como conciliar o papel da religião organizada em sociedades democráticas que se desejam pacíficas e prósperas?

«Embora fosse absurdo afirmar que a religião organizada é incompatível com a democracia liberal, as tensões entre a autoridade religiosa e a autoridade secular permanecem. O meu livro é uma tentativa de mostrar, em culturas diferentes, como as democracias têm sido afetadas, para o melhor e para o pior, por essas tensões.
O meu livro consiste em três partes: a primeira trata das relações entre a Igreja e o Estado na Europa e nos Estados Unidos; a segunda versa sobre a autoridade religiosa na China e no Japão; e a terceira aborda os desafios do islamismo na Europa contemporânea. O fio que percorre estes ensaios, apesar da sua grande diversidade em espaço e tempo, é a questão formulada por Tocqueville: o que é necessário, para além da liberdade de expressão e do direito de voto, para sustentar as sociedades democráticas? Será o Estado de Direito suficiente, ou será que necessitamos de valores, éticas e costumes comuns? E qual é o papel da religião em tudo isto? Será uma ajuda ou um obstáculo para a democracia liberal?»
Ian Buruma

Domar os Deuses é um livro admiravelmente bem fundamentado
The New York times


Newsletter
As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 25 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.