ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Conquista De Lisboa, A
Desconto
18.90 €
15.12 €
Titulo:

CONQUISTA DE LISBOA, A

Editora:
Coleção:
ISBN:
Tema:

Reza a História que a incorporação de Portugal na monarquia de Filipe II ficou a dever-se mais à negociação com os privilegiados do reino do que à invasão perpetrada pelo duque de Alba em 1580.
Contudo, uma nova leitura das fontes e as novas análises acerca da violência ou da comunidade política convidam a pôr em causa esta visão. Deste modo, a resistência, sobretudo popular, à entronização filipina apresenta-se como um capítulo essencial, motivado pela decomposição do corpo político luso anterior à crise dinástica dos Avis. Assim se compreende que a candidatura do Prudente em Portugal tenha actuado como catalisador de um devastador confronto civil sustentado mais num patriotismo comunitário do que num nacionalismo patriótico entre castelhanos e portugueses.
Por fim, a violência praticada no conflito superou todas as previsões e afectou a imagem dos Áustrias em Portugal até 1640, ano em que o reino reconquistou a sua independência.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 19 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.