ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Cidadania Em Confronto
Desconto
15.14 €
12.11 €
Titulo:

CIDADANIA EM CONFRONTO

Autor:
Editora:
ISBN:

As questões em torno de cidadania têm-se tornado mais visíveis e têm vindo a ser tratadas em trabalhos de pesquisa científica, também no campo das Ciências da Educação, assumindo a sua centralidade pivotal em contextos educacionais em que necessariamente os direitos humanos, a inclusão são preocupações fundadoras. Debates em anos recentes sobre redistribuição, reconhecimento e participação configuram cidadania de uma forma mais complexa, diversa, pois se procura articular à sua volta as noções ligadas à distribuição mais equitativa de recursos económicos, a existência de diversidade de culturas que se exprimem e que levam a possíveis reconfigurações dos espaços socais e as múltipas formas de participação. Desta forma, cidadania parece continuar a ter uma potencialidade de reconfigurar o entendimento de processos sociais e de traduzir as expectativas e aspirações a formas de equidade mais complexas a grupos sociais mais alargados.
A esta luz, a obra que aqui se apresenta - Cidadania em confronto: educação de jovens elites em tempo de globalização - constitui um trabalho de assinalar, pelo carácter muito inovador de investigação e de grande qualidade e uma contribuição para as Ciências da Educação, não só pela elaboração teórica-conceptual e pela articulação e ângulos de análise pouco vulgares entre campos de saber específicos.
A autora, Eunice Macedo, foca jovens que estudam numa instituição de educação privada, destinada a ‘elites’ sociais, revelando um conhecimento profundo da sua filosofia e princípios pedagógicos, pois se trata de uma instituição que se apresenta à luz de uma reflexão muito própria de caminhos metodológicos projectuais. A preocupação residiu sobre a formação de cidadania destes e destas jovens de grupos sociais que frequentam a instituição e habitam contextos de classe média e média alta – e marcadamente as dimensões de género, de classe social e de idade estão presentes nos enfoques prosseguidos.


Newsletter
As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 26 de fevereiro de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.