ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Antologia De Ficcionistas Gandareses
Desconto
14.00 €
11.20 €
Titulo:

ANTOLOGIA DE FICCIONISTAS GANDARESES

Autor:
Editora:
Coleção:
ISBN:

Inspirada em Carlos de Oliveira, poeta e romancista maior da Gândara, uma antologia
de contos, tendo como cenário o «ambiente quase lunar habitado por homens».

“Não concebo uma literatura intemporal
nem fora de certo espaço geográfico,
social, linguístico;
quer dizer, não a vejo inteiramente desligada
das condições de tempo, de lugar.”

Carlos de Oliveira
in O Aprendiz de Feiticeiro
Livraria Sá da Costa -1995

A Gândara surge pela primeira vez na literatura portuguesa pela mão do poeta e romancista Carlos de Oliveira (1921-1981). Escritor neo-realista, com uma ligação umbilical à região que o cerca, é nela que vai encontrar a envolvência e a temática que irão servir de ponto de partida para toda a sua produção literária. O “ambiente quase lunar habitado por homens” que tão bem conhecia, em que a pobreza e ignorância endémicas se juntam ao abandono, o marasmo cultural e as injustiças sociais, representam naturalmente para o autor o cenário conforme as exigências da estética neo-realista que dava então os primeiros passos e a que com entusiasmo aderira.

A “descoberta” e a divulgação de toda esta realidade, até então praticamente desconhecida, aliadas à “riqueza do seu trabalho de linguagem”, fazem hoje de Carlos de Oliveira o responsável pelo aparecimento, a partir dos anos sessenta do século passado, de um grande número de escritores que, tendo igualmente a Gândara como pano de fundo, nela (sobre ela) vão desenvolvendo a sua actividade criativa.

Idalécio Cação e Víctor Fernandes


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 23 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.