ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.
Dados do Livro
Silencio E Virtude Uma Historia Da Maconaria Feminina Em Portugal
Desconto
18.80 €
15.04 €
Titulo:

SILENCIO E VIRTUDE UMA HISTORIA DA MACONARIA FEMININA EM PORTUGAL

Editora:
ISBN:
Tema:

A presença das mulheres na Maçonaria Portuguesa desde o início do século XIX e as dificuldades de constituição de Lojas femininas. Este livro reconstitui os debates e as polémicas em torno desta problemática, por vezes de grande dureza, em especial durante a I República, onde se confrontavam opiniões contraditórias dos defensores da presença das mulheres em igualdade absoluta com os homens, dos adversários da sua iniciação maçónica e dos que as admitiam, mas somente no Rito de Adoção, numa situação de subalternidade em relação às Lojas masculinas.

No fundo, as clivagens tinham e têm a sua origem numa questão de perspetiva: manter uma posição de fidelidade literal em relação aos textos fundadores da Maçonaria, ou considerá-los no contexto em que surgiram, não podendo acompanhar, como é óbvio, o progresso civilizacional, cultural e a mudança de mentalidades. Ao mesmo tempo, esta obra revela numerosos documentos inéditos e recupera biografias de dezenas de mulheres - e também de homens que as apoiaram - cujo nome não ficou na História, mas que tiveram um papel pioneiro, permanecendo no esquecimento, eclipsadas por três ou quatro figuras de primeira grandeza.


As promoções indicadas são exclusivas para o site e válidas para o dia 24 de abril de 2024 salvo indicação contrária
© 2024 LIVAPOLO.